quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Um perfume todo seu

Conheça um pouco mais sobre o trabalho das pessoas que misturam ingredientes para dar um cheirinho especial apara a vida

Você pode nunca ter parado para pensar nisso, mas estamos cercados de cheiros. O xampu da sua mãe, o aroma do bolo de chocolate saindo do forno e até o perfume daquele gatinho que senta ao seu lado na escola. Mesmo sem querer, somos invadidos por cheiros que marcam momentos da nossa vida. Alguns cheirinhos vêm da natureza, como o da chuva, por exemplo. Outros são criados por especialistas. E quem escolhe seguir essa profissão pode criar o armo dos perfumes, hidratantes, pasta de dente, produtos de limpeza e até de alimentos e bebidas.

Tudo pode ser
O mais legal dessa profissão, segundo a perfumista Verônica Kato, da marca Natura, é criar um cheiro novo."Eu posso misturar, combinar e criar cores, formatos e gostos. Posso misturar o cheiro das flores, da floresta, da praia", explica a especialista. Já pensou que legal poder criar o perfume que você quiser? A Verônica explica que isso é possível, sim. "Posso fazer uma fragrância de chocolate com morango, misturada com cheiro de maçã do amor e com cor de algodão-doce". EU QUE-RO! Mas não pense que essa é uma tarefa fácil. Para fazer um perfume novo são necessãrios, em média, dois anos!

Ai, meu nariz
O caminho para se tornar um "nariz" - os perfumistas são chamados assim" -  começa tendo de aprender a identificar grandes famílias olfativas. Isso significa saber distinguir ara floral, frutal, etc. Depois, é necessário identificar, por exemplo, o cheiro de diferentes tipos de flores: rosa, lírio, violeta. Por fim, precisa saber também a região de onde veio aquela flor, afinal, as rosas da França são diferentes das rosas da Turquia.

Onde estudar?
A melhor opção, de acordo com Verônica, é ir para uma escola de especialização em perfumaria, que atualmente só existe fora do BrSIL. "Eu conheço perfumistas de diferentes formações. O mais importante é gostar de cheirar, ser muito paciente e ter muita criatividade", explica. Falando em cheirar, um profissional precisa identificar, três vezes mais do que uma pessoa sem treino. E aí? Ficou interessada em criar seu próprio mundo de cheiros?
Artigo tirado da revista Capricho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário